A urgência do apego nos primeiros anos

Sorrindo,olhando,chorando é assim que o bebé tenta chamar a atenção do adulto para responder às suas necessidades.

Ao nascer, o bebé tem comportamentos inatos para garantir a sua sobrevivência. Entre esses comportamentos temos o sorriso, o olhar,o choro, etc. É através deles, que o bebé capta a atenção do adulto, que procurará responder às suas necessidades. Afinal, quem resiste ao sorriso de um bebé?

O que é o apego entre os pais e o bebé?

Apego é a relação emocional que a criança desenvolve com os seus pais. Baseia-se na capacidade de resposta e empatia da sua principal figura de afeto,o que lhe permite sentir-se aceite e protegido,estabelecendo, assim, as bases da segurança emocional .

A teoria do apego foi desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista John Bowlby nos anos de 1969 a 1980. A teoria do apego vai desde o nascimento até aos três anos e aponta para o efeito de curto e longo prazo na vida da criança. O tipo de apego que existiu é determinante, assim, o vínculo afetivo estabelecido com aqueles que cuidam dele,principalmente, com a mãe é de extrema importância.

Esta teoria fala também que a capacidade de resiliência do criança depende muito do apego ou vínculo que existiu estabelecido com a mãe ou cuidadores durante o primeiro ano de vida.

Apego nos primeiros meses de vida

Nos dois primeiros meses a interação do bebé com a mãe ou cuidadora vai permitir a construção e o reconhecimento da figura de apego. Essa figura responde às necessidades físicas e emocionais de forma ágil e sensível e assim criam-se laços de apego seguros, o bebé desenvolve a capacidade de confiar no outro, o que se reflete num estado de calma e serenidade.

Nos meses seguintes, o vínculo afetivo vai-se ampliando para com os outros membros da família, como pai,irmãos,avós, etc.

Se respondermos às necessidades do bebé de forma ágil e sensível, isso desenvolverá a capacidade de confiar em nós adultos.

Apego seguro, o que é?

O apego seguro é estabelecido quando os pais estão disponíveis par responder às necessidades físicas e emocionais da criança e terem a capacidade de entender as suas necessidades.Isto estabelece laços e relações afetivas saudáveis entre a criança e os seus pais.

Princípios base do apego seguro:

  • Os pais preparam-se para a gravidez, o parto e os próximos meses

  • Responder com sensibilidade às necessidades do bebé

  • Promover alimentação, sono respeitoso e seguro, física e emocionalmente

  • Oferecer cuidado amoroso constante

  • Seguir uma educação positiva, respeitosa e consciente

  • Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e familiar .

Benefícios de apego seguro

Vários estudos têm comprovado que crescer num ambiente com o contacto físico adequado,no qual se responde adequadamente às necessidades do criança e onde pode interagir com segurança, resulta num maior número de conexões neurais, o que se traduz em crianças mais inteligentes.

A educação com apego ajuda a criança a ser:

  • Mais sociável

  • Mais positivo

  • Mais empático

  • Capaz de regular suas emoções

Fonte: International Montessori Institute

 
Mara Alves

Mãe. Educadora Montessori pela Association Montessori Internationale. Formadora, oradora e consultora.

Anterior
Anterior

Montessori aplicado ao idoso com demência vs infantilização

Próximo
Próximo

Acalmar a criança com o telemóvel é um erro