Pedagogia Montessori

View Original

OMS RECOMENDA BONS AMBIENTES ALIMENTARES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os governos estabeleçam regras "consistentes e completas" para ajudar a criar "ambientes alimentares favoráveis" para as crianças, disse hoje o secretário-geral desta agência da ONU.

A notícia do jornal Diário de Notícias, dá conta que Tedros Adhanom Ghebreyesus, que falava numa conferência de imprensa virtual sobre problemas de saúde globais, assinalou que "a comercialização de alimentos não saudáveis continua a ser uma ameaça para a saúde pública e a afetar negativamente as escolhas alimentares das crianças, estando ligada a taxas crescentes de obesidade em crianças e adultos em todo o mundo".Com as temperaturas a subir, nas próximas semanas milhares de português vão rumar à praia ou à piscina, numa tentativa de se refrescarem. Isto significa que, em breve, centenas de miúdos vão andar a brincar, junto à água, sem fato de banho. Um dos motivos que leva a que este hábito se mantenha é o desfralde — muitos pais aproveitam as férias de verão para incentivarem os miúdos a largarem as fraldas. E passarem algum tempo despidos faz, inevitavelmente, parte do processo. Mas até que ponto será seguro, para os mais novos, andarem nus nestes locais públicos?

Em Portugal já foram tomadas várias medidas em defesa da alimentação saudável das crianças, sobretudo ao nível das escolas.Em 2017, foi criado o plano integrado de controlo da qualidade e da quantidade das refeições servidas nas escolas, passando a ser obrigatório ter uma opção vegetariana, e dois anos depois foi proibida a publicidade a géneros alimentícios e bebidas de elevado valor energético, teor de sal, açúcar, ácidos gordos saturados e ácidos gordos trans nas escolas.Além disso, em 2021, foi aprovada a limitação da "venda de produtos prejudiciais à saúde" nos bufetes escolares e nas máquinas automáticas.

O artigo do jornal “Diário de Notícias” pode ser lido aqui:

See this social icon list in the original post