BRINQUEDOS MENOS É MAIS

Quantos de nós pais e educadores não se debateram já com a questão - “O meu filho tem tantos brinquedos e não brinca com nada”. Pois bem, isso acontece porque a criança pequena e aqui refiro-me até aos 6 anos de idade não consegue escolher entre demasiadas opções. É por esse motivo que perante um quarto ou uma sala repleta de brinquedos em vez de entusiasmar a criança isso gera frustração e daí o motivo para que muitas vezes assistamos à situação da criança não se entreter com nada.

Na abordagem Montessori seguimos o desenvolvimento da criança e por essa razão, a ciência diz-nos que crianças pequenas podem decidir sim e devem mas entre poucas opções e ,neste caso, dos brinquedos não é diferente. O segredo para que as crianças realmente demonstrem interesse por um brinquedo e realmente o explorem é que limitemos o números de brinquedos disponíveis em cada divisão da casa. Além disso devemos ter atenção que há brinquedos que simplesmente não despertam o interesse da criança porque não são bons, funcionam apenas como uma mera distração e por pouco tempo. Por isso aqui, neste ponto, devemos ter atenção aos brinquedos que escolhemos para os nossos filhos . O ideal são brinquedos de boa qualidade, de madeira, sem pilhas. Brinquedos que permitam as crianças fazerem alguma coisa com as mãos por eles próprios, ou seja, que não façam as coisas pelas crianças. Mais qualidade e menos quantidade.

Rodízio de brinquedos

O rodízio de brinquedos é uma prática comum em ambientes Montessori e em outras abordagens educacionais voltadas para o desenvolvimento infantil. Essa prática envolve a troca periódica de brinquedos e materiais disponíveis para as crianças. Aqui estão alguns pontos importantes sobre o rodízio de brinquedos.

Objetivos do Rodízio de Brinquedos

Manter o Interesse: Ao mudar os brinquedos e materiais regularmente, mantém-se o interesse e a curiosidade das crianças.

Evitar Sobrecarga Sensorial: Ter muitos brinquedos disponíveis ao mesmo tempo pode ser avassalador para as crianças. O rodízio ajuda a manter um ambiente organizado e tranquilo.

Fomentar a Exploração Profunda: Com menos brinquedos à disposição, as crianças tendem a explorar mais profundamente os materiais que têm à mão, promovendo uma aprendizagem mais significativa.

Adaptar-se ao Desenvolvimento: As necessidades e interesses das crianças mudam à medida que elas crescem. O rodízio permite ajustar os materiais de acordo com essas mudanças.

Implementação do Rodízio:

Observação: Os educadores e pais observam quais brinquedos e materiais estão a ser usados e quais estão a ser ignorados. Isso ajuda a decidir quais itens devem ser trocados. Até aos 3 anos (3/4 brinquedos) depois vai aumentando gradualmente mas nunca atingindo o caos.

Rotina de Troca: A troca dos brinquedos pode ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do ritmo e das necessidades das crianças.

Variedade e Equilíbrio: É importante oferecer uma variedade de brinquedos que estimulem diferentes áreas de desenvolvimento, como habilidades motoras finas e grossas, criatividade, raciocínio lógico, e habilidades sociais.

Simplicidade e Organização: Os brinquedos são organizados de forma acessível e ordenada, permitindo que as crianças escolham e guardem os itens de forma independente. Pode usar prateleiras ou cestos para essa organização.

Benefícios para as Crianças:

Autonomia: Ao ter um ambiente organizado e com opções limitadas, as crianças desenvolvem habilidades de tomada de decisão e autonomia.

Concentração: Menos opções podem levar a períodos mais longos de concentração e interesse.

Responsabilidade: Com um número menor de brinquedos, as crianças aprendem a cuidar melhor dos seus materiais.

Desenvolvimento Integral: O rodízio ajuda a garantir que as crianças tenham acesso a uma ampla gama de experiências de aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado.


Exemplos de uma boa escolha de Brinquedos:

Materiais Sensoriais: Como blocos de construção, quebra-cabeças e jogos que envolvem diferentes texturas, cores e formas.

Brinquedos de Habilidade Motora: Como contas para enfiar, jogos de empilhar e encaixar, e atividades de vida prática (como atar sapatos, despejar água, etc.).

Material Didático: Como letras e números móveis, mapas, e outros materiais que incentivam a aprendizagem de conceitos académicos de forma concreta.

O rodízio de brinquedos, quando bem implementado, pode ser uma ferramenta poderosa para apoiar o desenvolvimento das crianças em várias áreas, seguindo os princípios da educação Montessori de respeito pela individualidade e promoção da autonomia infantil.

Se pretende implementar o rodízio de brinquedos na sua casa ou escola temos uma consultoria para isso. Clique aqui.

Educar não é instintivo.

Mara Alves

Mãe. Educadora Montessori pela Association Montessori Internationale. Formadora, oradora e consultora.

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