ESTRATÉGIAS PARA A CONEXÃO COM CRIANÇAS

Há pais que dizem sentir dificuldades em manter conexão com os filhos à medida que estes crescem. Deixo algumas sugestões práticas de como manter a conexão com os filhos.

1.     Aprender a lidar com as emoções

Se conseguíssemos isso já era meio caminho andando para conseguirmos reagir de forma mais consciente aos nossos filhos e às nossas próprias emoções. Nós não lidamos bem com as nossas emoções, nem com as de nossos filhos e por isso explodimos ou sufocamos.  Por isso, vale a pena procurar alternativas para que nos possamos gerir de melhor forma. Fazer terapia pode ser uma boa opção, tal como algum desporto, caminhar, a meditação e yoga. Cada um de nós encontrará o melhor caminho. Valerá o esforço para evitarmos “descarregar” nos nossos filhos.

2.     Esperar 

Depois de pedirmos alguma coisa a uma criança quanto tempo esperamos até que a criança o faça? Quase ninguém espera. Pedimos uma e outra vez, insistentemente.  É importante compreender, que a mente da criança não funciona como a nossa. A criança até aos 6 anos sobretudo, precisa de tempo para processar informação, logo necessita de tempo para entender o que está a ser pedido por nós.

3.     Ensinar  coisas novas

É claro que as crianças aprendem coisas novas todos os dias. Mas há coisas que podemos ensinar, esse momento é excelente para nos mantermos conectados com a criança. Por exemplo, ensinar a criança ações que ajudam à sua independência e autonomia, como lavar as mães corretamente, calçar os sapatos ou dobrar uma camisola. Coisas simples de grande importância para o desenvolvimento da criança.  Apenas, tenha consciência que é mais fácil para  a criança aprender se for ensinada e não corrigida o tempo todo.  

4.     Diminuir o número de brinquedos  disponíveis

Muitos pais relatam que os filhos não brincam com nada apesar de terem uma infinidade de brinquedos. Ora bem, o problema é esse mesmo  - ter demasiadas coisas. As crianças pequenas não têm capacidade de escolha perante uma enormidade de possibilidades. O segredo montessoriano é restringir o acesso aos brinquedos, passo a explicar. A estratégia passa por por exemplo, numa semana disponibilizar 5/6 objetos e na próxima semana retirar esses brinquedos e disponibilizar mais 5/6 numa espécie de rodízio de brinquedos. Com esta simples estratégia vai verificar que o seus filho não só brincará mais como durante mais tempo. 

5.     Não interromper o seu filho

Por vezes, os nossos filhos estão a brincas e nós interrompemos ou porque queremos ir embora, ou para dizer alguma coisa ou simplesmente com um beijo ( quem resiste). A questão é que se a criança está concentrada a brincar nós quebramos esse ciclo importante para o desenvolvimento. Por outro lado, claro se a criança está a fazer alguma coisa que não é aceitável como bater ou partir alguma coisa óbvio que tempos de interromper. A questão é que interrompemos demasiadas vezes e ás vezes por nada. A reflexão que devemos fazer é nesses momentos em que interrompemos porque não queremos que a criança não faça alguma coisa é uma coisa que tem mesmo de ser proibida?

6.     Conhecer os planos do desenvolvimento e os períodos sensíveis

A criança passa por fases na vida, os Planos de Desenvolvimento. Em casa fase, uma grande necessidade aparece, e determina muitos dos comportamentos infantis. Entre zero e seis anos, existem também os períodos sensíveis que  ajudam a criança a focar toda sua atenção em adquirir habilidades ou conhecimentos específicos como por exemplo a linguagem. Se tivermos conhecimento disto grande parte dos conflitos entre adultos e crianças desaparecerão.

7.     Observar o seu filho

Cada uma das dicas acima só vai funcionar se conhecer o seu filho. E por isso o convite é que observe o seu filho, não é olhar é observar. Repare no que ele gosta, como ele come, e sem movimenta isso não só gerará uma enorme conexão como dar-lhe-à bastante informação acerca do seu filho. 

A infância é a fase mais importante da vida, aproveite todos os momentos para criar conexão com o seu filho.

Educar não é instintivo! 

 
Mara Alves

Mãe. Educadora Montessori pela Association Montessori Internationale. Formadora, oradora e consultora.

Anterior
Anterior

BRINQUEDOS MENOS É MAIS

Próximo
Próximo

OS RÓTULOS CEGAM