Como ajudar a criança a desenvolver a linguagem

Quando as crianças desenvolvem a capacidade de entender a língua, assim como, falar e comunicar, isso ajuda-as a interagir com os outros e aprender mais sobre o seu mundo. Pesquisas mostram que as competências linguísticas iniciais das crianças têm influência ao longo da vida.

As crianças com melhores competências linguísticas têm mais facilidade em regular as suas emoções e interagir com os seus pares, provavelmente essa comunicação é mais fluída porque podem comunicar mais facilmente com os seus pensamentos, sentimentos e ideias.

As crianças com melhores competências linguísticas também têm mais probabilidades a terem sucesso na escola, além de terem melhores competências de leitura e escrita. Quando são mais velhos, têm mais possibilidades a serem bem sucedidos e realizados a nível profissional.

Dada a clara importância das competências linguísticas para resultados ao longo da vida, é fundamental preparar as crianças desde cedo para o sucesso linguístico.

Pais, avós, cuidadores, bem como, programas de aprendizagem e cuidados precoces podem desempenhar papéis vitais no apoio às competências linguísticas das crianças.

Apresentamos três formas de ajudar a desenvolver as competências linguísticas das crianças.

1. Falar, falar. Fale com as crianças com a maior frequência possível

Conversar com as crianças com frequência ajuda na aprendizagem da língua. Tanto a quantidade, quanto a qualidade do que os cuidadores dizem são importantes para as crianças aprenderem a língua. A pesquisa do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard mostra que as crianças que ouvem mais palavras e frases têm mais palavras no seu vocabulário e competências linguísticas mais fortes. Então, tanto quanto possível, converse com os seus filhos. Mesmo quando eles ainda não falam. Lembre-se que os bebés estão a absorver e aprender o mundo ao seu redor através da linguagem que ouvem. Finja que é um comentador, fale em voz alta e diga o que está a fazer, porque está a fazer e o que está a acontecer. Por exemplo, ao sentar-se num parque com o seu bebé ou criança em idade pré-escolar, pode dizer:

    Exemplo: “Olha para a árvore verde. Quantas árvores vemos? …..”

Não é apenas o número de palavras que as crianças ouvem que é importante – a qualidade da linguagem que as crianças ouvem também importa.

Isso significa que é importante usar uma variedade de palavras e estruturas de frases ao falar com as crianças, não diga palavras mal ditas a tal linguagem bebé isso não é positivo para a aquisição de linguagem. Em vez de apenas apontar para um cão e dizer que é um cão, pode descrever a cor do pêlo, falar sobre o que o cão está a fazer e fazer perguntas sobre ele.

Por exemplo: 

    “Olha para o cão. O cão é tão grande e fofo e tem pernas tão longas. O cão está a correr na direção da bola. Espero que o cão consiga apanhá-la.”

Os cuidadores também podem fazer perguntas começando com palavras como “quem, o quê, quando, onde e por quê” para incentivar as crianças a dar uma resposta mais complexa. Isso dá-lhes a oportunidade de usar novas palavras e estruturas de frases com o seu próprio discurso.

Perguntas abertas também são ótimas para estimular o desenvolvimento da linguagem. Pode usar frases como: “Conta-me mais, é isso mesmo, e então o que aconteceu...?”. Tente esperar pelo menos cinco a dez segundos para dar tempo ao seu filho para responder.

2. Leia livros com as crianças diariamente

A leitura de livros oferece outra ótima oportunidade para a aprendizagem da língua. A leitura de livros expõe as crianças a novas palavras que são menos usadas na fala quotidiana, bem como, a uma variedade de estruturas de frases. Os livros são uma ótima forma de expor as crianças a uma linguagem de alta qualidade, além de criar uma experiência de união única.

Ler juntos também ajuda as crianças a se concentrarem e prestarem atenção por mais tempo, o que as ajuda a aprender e as preparar para o sucesso na escola.

Os cuidadores podem tentar tornar a leitura com as crianças parte da sua rotina diária. Como você lê pode ajudar a melhorar a capacidade da criança de aprender novas palavras. Descreva imagens, dê uma definição para novas palavras, faça perguntas e incorpore música. As histórias oferecem uma oportunidade de fazer ligações com as experiências do seu filho (a) . Mesmo quando as crianças ainda são pequenas, convide-as a virar as páginas do livro e pergunte o que elas acham que pode acontecer a seguir.

3. Interação e o jogo da repetição

As competências de linguagem podem ser desenvolvidas por meio de interações quotidianas entre cuidadores e crianças. Cuidadores sensíveis percebem vocalizações, choros, expressões faciais e outras pistas que indicam que as crianças precisam de ajuda, conforto ou segurança.

As interações sensíveis são frequentemente chamadas de interações de “servir e devolver” porque são como um jogo de ténis. A criança “serve” uma deixa apontando para algo, fazendo uma pergunta ou dizendo algo, e o cuidador precisa “devolver” repetindo, respondendo ou comentando.

Embora os pais possam ser sensíveis ao falar com os seus filhos, eles também podem mostrar sensibilidade confortando uma criança que está triste ou magoada. A pesquisa mostra que quando os cuidadores são sensíveis às necessidades dos seus filhos e se envolvem em interações de “servir e devolver”, as crianças desenvolvem melhores competências de linguagem.

Mesmo os bebés pequenos beneficiam das interações de servir e devolver. Por exemplo, faça uma pergunta ao seu bebé e dê-lhe algum tempo para responder! Quando o fizerem, proferindo um som como “da”, repita-o novamente e, em seguida, elabore dizendo “dada” e conecte-o a um ponto de referência (como “papai”) para incentivar mais uso e compreensão da linguagem. Dessa forma, podemos apoiar o impulso inerente das crianças de se conectar e se comunicar connosco.

As crianças começam a aprender a linguagem ainda muito novas e continuam a desenvolver as suas competências linguísticas ao longo da infância. Os cuidadores podem ajudar a desenvolver e aprimorar essa competência importante na vida quotidiana a falar, a cantar, a ler e conectando-os!

Tradução livre.

Fonte: Center of Developing Child Harvard University

Texto original

Mara Alves

Mãe. Educadora Montessori pela Association Montessori Internationale. Formadora, oradora e consultora.

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