A importância das rotinas no dia-a-dia

As rotinas são essenciais para as crianças entenderem o mundo que as rodeia. As crianças procuram sentido de ordem em tudo o que está a acontecer à sua volta, pois para elas tudo é novo. Sem uma rotina, a criança ficará dependente dos adultos para saber o que vem a seguir. Com a rotina, uma criança pode aprender o que esperar e desfrutar de sua independência e construir confiança no seu lugar no mundo. Contudo, quando falamos em rotinas não são necessariamente horários cumpridos à risca, mas sim a sequência dos acontecimentos, ou seja, por exemplo, todos os dias depois do banho é o jantar.

Veja neste texto o beneficio das rotinas.

As rotinas podem ser baseadas nas atividades diárias. Alguns exemplos são:

  • dormir – Uma rotina de sono sólida pode tornar a vida muito mais fácil para si e para a criança. Banho, jantar, contar uma história. Nada de Ecrãs. Cada família deve criar a rotina que melhor se ajusta a ela.

  • Casa de banho – Esta rotina ajuda as crianças a aprenderem a usar a casa de banho de forma higiénica. Ter uma rotina de como limpar acidentes também é muito útil.

  • Jantar – Esta é uma rotina familiar onde todos podem participar. Inclui também a arrumação e limpeza. A rotina de jantar é uma ótima forma de incluir a criança a participar nas tarefas domésticas.

Planeie a sua rotina

Algumas rotinas acontecerão naturalmente. Uma rotina pode ser tão curta e simples quanto o seu filho ser aquele que apaga as luzes antes de dormir. Pode usar essas rotinas menores para criar rotinas maiores. Se o seu filho gosta de desligar a luz, você pode fazer com que ele escove os dentes antes de desligar a luz da casa de banho. Quando perceber que O seu filho desenvolveu uma rotina, tente segui-la pelo tempo que o seu filho quiser, porque criar um senso de ordem é muito importante para crianças menores de 6 anos.

As crianças levam semanas, às vezes meses, seguindo uma rotina antes de começarem a segui-la de forma independente. Quanto menos você mudar a rotina depois de implementá-la, mais rápido eles entenderão e aprenderão a rotina.

Implementando sua rotina

Esta é muitas vezes a parte mais difícil e quando a maioria das pessoas desiste. Implementar uma rotina leva tempo e consistência antes de se tornar fácil. Quanto mais jovem é a criança, mais tempo levará para torná-la numa rotina. Colocar o esforço extra, no início, economizará muito tempo no caminho. Aqui estão formas de começar bem a rotina.

  • No início, reserve um tempo extra para tudo – À medida que a sua criança estiver a aprender a rotina, precisará de si para saber como que fazer. Você precisará de tempo extra para mostrar primeiro como se faz para que ela possa tentar. A criança levará tempo e repetirá algumas vezes até terminar a nova tarefa, especialmente se for completamente nova.

  • Siga uma sequência lógica – As crianças geralmente seguem bem as sequências. Elas são mais propensas a pensar primeiro A depois B e não olhar para o tempo. Pense na sequência para não alterá-la e depois deixe a criança seguir a rotina em vez de se concentrar no tempo. Por exemplo, comece uma rotina de dormir às 7 (não tente estar na cama às 8) a criança irá para a cama assim que a sequência terminar. A rotina de dormir pode terminar às 8:00 ou 8:15 ou até 7:45, dependendo do dia.

  • Fale sobre isso – Conversar com a criança a ajudará a entender a nova rotina. Com uma criança mais nova narrando o que você faz é muito útil e com crianças mais velhas você pode ter muitas conversas.

  • Seja consistente – A consistência é tão importante para as crianças enquanto elas tentam encontrar ordem em seu mundo. Seja consistente com a sequência e as circunstâncias em que segue a rotina. Se tem uma rotina e só a segue às vezes, a sua criança levará mais tempo para seguir rotina de forma independente. Mantenha a rotina.

Fonte: Montessori Parentig

Mara Alves

Mãe. Educadora Montessori pela Association Montessori Internationale. Formadora, oradora e consultora.

Anterior
Anterior

Sono: Qual é o impacto no desenvolvimento infantil?

Próximo
Próximo

Como festejar o Natal seguindo Montessori